ícone
ícone
O primeiro livro do Memorial da Pandemia está em fase de finalização
Após a primeira fase de coleta de registros o conteúdo do acervo foi organizado e será disponibilizado na forma de livro.

Desde Maio de 2020, o Memorial da Pandemia têm se dedicado a coletar histórias e registros de pessoas afetadas pela pandemia que dispuseram de seu tempo e submeteram suas impressões sobre esse tempo na nossa plataforma digital. No segundo semestre, incluímos entrevistas de História Oral e, através destes depoimentos pudemos acessar um olhar mais íntimo e sensível sobre a vivência desse momento que afeta a todos nós.

O livro "Memorial da Pandemia: o acervo de todos nós" está sendo produzido pela editora Todas as Musas com a contribuição de doadores generosos que colaboraram com pequenas somas para viabilizar o livro financeiramente. O livro contará também com os prefácios de dois profissionais de renome em suas áreas: o físico e fundador do Observatório Covid-19 Brasil, Roberto Kraenkel e o jornalista de ciência do jornal do O Globo, Rafael Garcia.

alt

Após uma introdução breve, o livro trás textos escritos pelos quatro cofundadores, cada um em sua área de atuação, e na segunda parte, o livro segue com a coleção do acervo. Fique ligado nos próximos anúncios e na programação de lançamento do livro, que contará com uma programação live no Youtube. Você também pode submeter seu registro aqui.

O Memorial da Pandemia é um acervo vivo, em expansão, e aberto à todos.

2 thoughts on “O primeiro livro do Memorial da Pandemia está em fase de finalização

  1. Agosto de 2020 noite de um sabado para domingo sinto dor de cabeça e febre penssei não e nada iniçia se a semana vou trabalhar. Não crendo que seria o virus mas com medo de ser começo a me previnir mas ja tinha tido contato com a familia mesmo assim o uso de mascara dentro de casa e neçessario mas infelizmente o contato com a familia ainda era feito nesse meio tempo começam os calafrios fadiga corizas falta de ar ai decubro q pessoas proximas a mim tanbem estão com os mesmo sintomas vejo q e hora de começar a usar medicação em toda familia então conpro vitaminas ivermectina e azitromiçina mas ja era tarde de mais meus pais começam a sofrer com os sintomas minha tia que cuidou de mim junto com minha mãe entra em estado grave meu pai q tem problema de pulmão e presão alta para de trabalhar pois os sintomas são fortes então o estado da minha tia agrava-se o seu quadro respiratorio então deçidimos interna-la ela e defiçiente visual chegamos as 11:00 da manhã no hospital penssando ainda q a situação não esta grave o medica q atendeu reçeitou medicações e não pediu teste quando chegar por volta de 13:00 hrs a medica pede exame igg igm covid por que o quadro respiratorio dela se agravou resultado sai as 15:00 confimada igg reagente igm não reagente ou seja não estava mais com covid mas tinha a sequela assim as horas vão se passando eu mesmo em recuperação mas estava em uma area de observação na mesma sala q ela a ajudando e sofrendo junto com ela pairando a noite ela tem fortes dores do torax ao peito foi realizado cardiograma mas por as enfermeiras não consseguir resultado voltamos a sala novamente as dores são maiores ao entardeçer entra o turno de uma nova junta medica q logo a leva para fazer o cardiograma q logo tanbem ja levam para colocarem na uti mas antes de intubarem ele teve uma reação de enpurra a mascara de oxigenio com a mão mas não conssegue vendo isso ate a regulação para poder ter acesso a sala e ajuda-la mas não ela ja estava indo enbora chamou-a em alto som ela abre os olhos com um olha de vou enbora logo seu coração dispara e ela é intubada tudo na minha frente os midicos consseguem estabeleçer a situação mas quando a enfermeira avisa q vai aplicar a sedação logo apos vem a 1 parada cardiaca a 2 e a 3 acabou ela se foi de vez. Dexou muita saudades senpre foi a pessoa mais amada da familia pois era como uma criança não enxergava com os olhos pois não tinha visão mas tinha um coração enorme ajudava a todos senpre não conssigo mas falar hoje so tenho angustia e tristeza.

    1. Olá Josafa, obrigada por seu relato. Sua história é triste e emocionante. Ela não entra nos números publicados diariamente, por isso mesmo ela é importante. Para que seja eternizado seu sofrimento e perda. Por favor, posso pedir a você que submeta esse texto no link a seguir para que ele faça parte fixa da nossa plataforma. Clique no link: https://forms.gle/ewjjH4hubeLTC82T8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS POSTAGENS

Memorial da Pandemia