ícone
ícone
O Memorial da Pandemia recebe de braços abertos o GEPHPSD
A nova parceria irá ampliar o escopo do acervo e diversificar as regiões de coleta de registros sobre a experiência dos brasileiros durante a pandemia

Na última semana, o Memorial da Pandemia oficializou com alegria a parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em História das Práticas da Saúde e da Doença (GEPHPSD). Esse grupo teve início em 2015, com encontros presenciais e quinzenais nas salas do Programa de Pós - Graduação em História da Universidade Federal do Ceará.
Após suspensão desde 2017, em 2020, a partir do confinamento da pandemia de Covid-19, retomaram as atividades semanalmente através da plataforma do google meet. Atualmente conta com 83 membros formados por historiadores, biólogos, arquitetos, pedagogos e geógrafos, em nosso grupo de WhatsApp, e 68 membros que estão mais ativos em nossos encontros e atividades. Atualmente estão representados por seus membros os seguintes estados do Brasil: Amazônia, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Esta parceria colaborativa com o GEPHPSD tem por intuito ampliar o acervo, na forma de uma coleção específica destinada aos registros coletados pelos membros do grupo. Na prática, o membro do grupo, no momento da submissão no formulário, deverá selecionar a coleção GEPHPSD, a qual o documento fará parte. Esta prática facilitará a catalogação e futura recuperação de dados do acervo para posteriores pesquisas do GEPHPSD.

Com essa primeira parceria abrimos o caminho para atingir outros grupos e plataformas, e chamar a atenção de diferentes veículos de comunicação, indivíduos e pessoas públicas para a necessidade de guardar com cuidado e respeito os inúmeros registros da pandemia sob um repositório múltiplo, preocupado com a preservação da memória e da história que será escrita e contada às futuras gerações.

5 thoughts on “O Memorial da Pandemia recebe de braços abertos o GEPHPSD

  1. Muito bacana essa iniciativa!! E me sinto honrado em participar do Grupo e da preservação da memória desses tempos que não podem ser esquecidos.

    1. Olá Isadora, obrigada pelo seu contato. Nós somos um acervo digital, e também conhecemos e gostamos muito do seu Prontuário Afetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS POSTAGENS

Memorial da Pandemia