O Memorial da Pandemia é uma iniciativa de um grupo de historiadores que atuam em diferentes áreas como educadores, escritores e assessores na área de História e disciplinas correlatas. Desde os primeiros meses da pandemia da COVID-19 estivemos reunidos com o objetivo comum de criar uma base documental para preservar a multiplicidade de documentação criada nesse processo. Por essa razão, criamos este arquivo digital e público que reúne testemunhos diversos do momento excepcional de alerta e confinamento da população em suas casas.
Reunidos semanalmente para discutir as implicações da pandemia e atentos ao fato da intensa midiatização dos acontecimentos jamais vista na história, nos preocupamos com o processo de documentação e memória a partir de questões como: Quem são os produtores destes registros? De que forma serão preservados estes documentos, sejam eles digitais ou não? Quais narrativas prevalecerão? Dessas questões, surge a ideia de iniciar um espaço de registros digitais alimentado por voluntários de diferentes setores da sociedade.
Assim, criamos uma base de dados online com a possibilidade de coletar fotografias, textos, vídeos ou outros tipos de documentação referente à pandemia do Covid-19. Inicialmente, diante da impossibilidade de acumular um volume expressivo de registros na base digital, os relatos pessoais de experiências apresentaram-se como uma nova possibilidade. Pelos caminhos da História Oral tivemos a intenção de valorizar a fala do cidadão comum atreladas às novas práticas impostas no isolamento. Os registros orais trouxeram uma nova perspectiva para o Memorial da Pandemia e estreitaram os laços entre a historiografia, a pesquisa e a sociedade.
Seja bem vindo!